Menu fechado

Perfil – Lister Guillaumon Pereira da Silva

Líder técnico global do estresse da fuselagem traseira do Gripen E

Como encontrou a Akaer?

Em 2002 eu estava concluindo minha graduação em engenharia mecânica pela Escola Politécnica da USP e comecei a buscar estágios em empresas de tecnologia e que fossem referência no segmento aeronáutico.

Eu estava buscando uma empresa em que eu pudesse aprender e crescer junto.  Em 2002 iniciei um estágio na área de engenharia de estruturas da Akaer.

Como tem sido trabalhar na Akaer?

Minha experiência com a Akaer tem sido excelente; aprendi muito e pouco tempo depois de iniciar o estágio, em 2002, fui efetivado na posição de engenheiro de estruturas júnior.

O clima de trabalho foi fundamental para o progresso; todas as vezes que passei por dificuldades sempre tive o suporte dos meus colegas ou do meu gestor. Posso dizer hoje que a Akaer é como minha segunda casa, tenho muitos amigos dentro da empresa.

A medida que fui aprendendo, a empresa foi sempre apresentando desafios maiores; assim como reconhecendo o meu progresso.

A Akaer me propiciou muitas oportunidades nestes 14 anos, tanto em projetos no Brasil como na Espanha e Suécia. A empresa me proporcionou a possibilidade de conhecer outras culturas; como nos períodos em que trabalhei na Espanha por mais de 2 anos e 1 ano na Suécia.

Esta vivência que obtive foi muito importante para o meu crescimento pessoal e profissional.

Fale sobre sua carreira.

Trabalhar na Akaer tem sido uma experiência fantástica. Iniciei na empresa como Estagiário de engenharia de estruturas; passei por toda a carreira técnica de engenharia até me tornar engenheiro chefe em um dos programas mais importantes da empresa; o caça sueco Gripen.

Como a Akaer é uma empresa que atua na área de tecnologia, há a necessidade de nos aprimorarmos constantemente. Alguns cursos foram oferecidos pela empresa como o MSC MARC; outros eu busquei por conta própria como minha pós graduação em Gestão de Projetos, Inglês e Espanhol.

A Akaer sempre reconheceu o meu esforço. Depois de ter passado por todos os degraus da carreira técnica, fui promovido à Diretor de Programa. Esta é uma posição de grande responsabilidade pois tenho que garantir que os projetos em desenvolvimento sejam entregues no prazo, com qualidade e mantendo as margens de lucro da empresa além de buscar novos negócios e tendências.

Nestes 14 anos posso dizer que a Akaer sempre apostou em mim. Sempre fui orientado, testado e reconhecido pelo meu trabalho. Sem dúvidas a minha escolha feita em 2002 foi a melhor de todas.