Menu fechado

Perfil – Ramiro Pereira Alves

Analista de Manufatura

Por que você escolheu a Akaer?

Em 2012 eu havia acabado de ingressar na Fatec, estudando para me tornar um tecnólogo em projetos de estruturas aeronáuticas. Naquele momento eu buscava novas oportunidades no mercado de trabalho dentro do setor no qual já carregava uma experiência de 9 anos com montagens de diversos modelos de aeronave.

Fui chamado pela Akaer através de um anúncio na faculdade para fazer parte do grupo de Engenharia de Manufatura. Este grupo seria pioneiro em uma área inovadora dentro das pretensões de expansão da empresa.

Esse foi o principal motivo para eu escolher a Akaer, o desafio proposto que exigiria de mim todo meu conhecimento e me possibilitaria um amplo crescimento profissional.

Descreva seu trabalho!

Já atuei em diversas atividades dentro do escopo de serviços da Manufatura e em apoio à engenharia no check de requisitos pertinentes a fabricação e montagem estrutural. Atuei como líder técnico no fornecimento de informações prévias ao projeto como requisitos de fabricação, montagem e tolerâncias GD&T a serem aplicadas no MBD. Atualmente sou um dos Program Managers, desempenhando atividades que envolvem desde orçamentos e negociações de datas de entrega com o cliente até treinamentos específicos dos colaboradores. Minha mais recente missão foi durante a Transferência de Tecnologia do Programa Gripen, onde tive a oportunidade de participar do On The Job Training na cidade de Linköping, Suécia.

Quais são os desafios que você enfrenta?

Os desafios para quem trabalha com o desenvolvimento de produtos de alta tecnologia são diários e deve-se sempre estar preparado para o inesperado. Enfrentamos desafios na parte técnica com itens complexos e também mudanças constantes no planejamento oriundo de oscilações na curva de liberação do projeto. Lidar com as dificuldades nos faz crescer, principalmente por alavancar todos envolvidos no momento em que os entraves aparecem.

O que você acredita ser necessário para ser bem sucedido na Akaer?

Para atingir o sucesso esperado dentro das atividades nas quais me dedico dentro da empresa, procuro sempre entender a situação ao meu redor, estudar os desafios propostos e nunca ter medo de nenhum tipo de rejeição. A coragem de buscar e descobrir as soluções para os entraves diários deve ser o combustível necessário a todos que se propõem ao sucesso. A humildade de pedir ajuda e a paciência para ajudar os que precisam, fortalecem as parcerias dentro da equipe.

Procuro usar o aprendizado obtido com os experientes profissionais de nossa empresa para desenvolver minha carreira aproveitando o clima favorável para quem se mantém motivado a crescer. A internacionalização da Akaer é com certeza um fator de forte mudança na maneira de conduzirmos nossas carreiras.