Menu fechado

Grupo Akaer desenvolve câmera de alta resolução para nano satélite

28

A Opto Space & Defense, empresa do Grupo Akaer, está desenvolvendo uma câmera para o nano satélite que a empresa VISIONA está construindo e que será lançado no próximo ano.
Esse produto é o primeiro desenvolvido no Brasil e atende a todos os parâmetros de tamanho e massa requeridos para esse segmento de nano satélites, com maior eficiência e melhor qualidade de imagem que as câmeras tradicionais.

O equipamento tem capacidade para fazer imagens da superfície terrestre com resolução menor que 5 metros, em até 7 bandas espectrais. A flexibilidade de operação das câmeras é um grande diferencial, uma vez que a arquitetura óptica pode ser escalada para diferentes plataformas de nano satélites.

Outra característica é a possibilidade de operação em diferentes modos, desde o ajuste de foco, até a deconvolução (método computacional utilizado no processamento de imagem) e compressão dos dados de imagem, por meio de telecomandos da estação de controle no solo.

Segundo Cesar Celeste Ghizoni, diretor executivo da divisão Equatorial – empresa do Grupo Akaer, esse projeto irá disponibilizar para o Brasil imagens com resolução muito melhores que as dos satélites brasileiros existentes. Ele explica que setores como agricultura e meio ambiente serão beneficiados. “Com essa câmera poderemos monitorar o desmatamento com mais eficiência, identificando clareiras menores típicas dos cortes seletivos.”

“As câmeras para nano satélites do Grupo Akaer representam um grande avanço tecnológico para o Brasil. Para nós significa o ingresso no mercado mundial nesse setor. Temos uma solução 100% Akaer com qualidade e tecnologia competitiva para o mercado global”, conclui o presidente e CEO da Akaer, Cesar Augusto Teixeira Andrade e Silva.

 

Sobre o Grupo Akaer

O Grupo Akaer, fundado em 1992, é especializado no fornecimento de soluções tecnológicas em diferentes áreas de atuação como aeroespacial, defesa, energia e automotiva. Com mais de 350 funcionários altamente capacitados, tem atuado no desenvolvimento em projetos estratégicos para o Brasil como o Gripen, KC-390, além de câmeras para satélites.

Para mais informações sobre a Akaer, por favor entre em contato com:

Rossi Comunicação

Valéria Rossi +55 11 9348-8562 valeriarossi@rossicomunicacao.com.br
Karen Gobbatto +55 11 3262-0884 karengobbatto@rossicomunicacao.com.br
Denise Kelen +55 12 9.8125-7800 denisekelen@rossicomunicacao.com.br
Rossi Comunicação +55 11 3262-0884 www.rossicomunicacao.com.br