Menu fechado

Programação CN

Recursos disponíveis

 

O grupo Akaer conta hoje com mais de 300 profissionais altamente capacitados em diversas áreas tais como projeto, cálculo de estresse, simulação, e engenharia de manufatura. Nesta última, a equipe acumula mais de 30.000 horas de programação entregues aos mais diversos clientes em diversas áreas de atuação, de aeronaves de grande porte à bens de consumo. Entre as nossas ferramentas contamos com todos os softwares com certificados de licenças dos fabricantes:

  • NX 12 Siemens – : Software completo que junta o CAD/CAM/CAE para melhor atender as necessidades do seu projeto, de modo que se torna mais eficiente na concepção inicial (CAD), simulação de elementos finitos (CAE) e fabricação de um produto final (CAM), otimizando ao máximo, na mesma plataforma
  • Robot Master X9 – O Robotmaster supera as barreiras de programação ao automatizar as trajetórias para os processos de soldagem, contornos complexos, furação e rebitagem aumentando o rendimento e a consistência, independentemente do tamanho do lote ou da complexidade da peça
  • Vericut 8.0.2 – Simulação e otimização dos processos de usinagem usando algoritmos precisos que fazem com que sua programação (CAM) seja gerada de forma que use o máximo desemprenho de sua máquina ferramenta, reduzindo tempos de operação fora da região de corte, aumentando a produtividade e reduzindo tempos de processos.
  • CATIA: Software multiplataforma para projetos e desenvolvimento de produto, atualmente muito usado em empresas do ramo aeronáutico e defesa.
  • Mastercam: Plataforma muito usada em empresas de pequeno e médio porte, usando recursos para usinagem 2, 5 eixos e eletroerosão a fio.

Programação de robôs e equipamentos CNC

A Akaer oferece uma solução completa de programação de CNC (Controle Numérico Computadorizado) desde o recebimento da demanda até o acompanhamento de tryout nas instalações do cliente.

O controle numérico computadorizado (sigla CNC, do inglês Computer Numeric Control) é um sistema que permite o controle de máquinas, sendo utilizado principalmente em tornos e centros de usinagem. Permite o controle simultâneo de vários eixos, através de uma lista de movimentos escrita num código específico (código G). Por esse motivo foi desenvolvido na década de 1940 o NC (CN, controle numérico, na sigla em português) criado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), inicialmente usando fitas perfuradas e com o advento do computador evoluiu para o CNC. Com isso atingiu-se o objetivo de confecção de peças complexas, seriadas e/ou de grande precisão, especialmente quando usada em conjunto com os atuais programas CAD – Desenho auxiliado por computador / CAM – Manufatura auxiliada por computador.

A introdução do CNC na indústria mudou radicalmente os processos industriais. Perfis de alta complexidade são facilmente usinados. Estruturas em 3 dimensões tornam-se relativamente fáceis de produzir e o número de passos no processo com intervenção de operadores é drasticamente reduzido. O CNC reduziu também o número de erros humanos (o que aumenta a qualidade dos produtos diminuindo retrabalho e desperdício), agilizou as linhas de montagens e tornou-as mais flexíveis, pois a mesma linha de montagens pode agora ser adaptada para produzir outro produto num tempo muito mais curto se comparados os processos tradicionais de produção.


Programação de centros multitarefas com geometrias complexas

Multitarefa é a combinação de vários processos de usinagem em um único equipamento. Inclui-se processos como torneamento, fresamento, furação, rosqueamento e mandrilhamento em uma única máquina ao invés de múltiplas máquinas no chão de fábrica. Executa a maioria ou todos os processos de usinagem de uma peça em uma única fixação.

Além da solução em programação CNC mencionada no tópico anterior, a Akaer oferece para os centros multitarefas trabalhando com geometrias complexas a tecnologia de desenvolvimento de pós-processadores, ou seja, a leitura das instruções emitidas de um sistema CAM e transcrição de forma apropriada para uma máquina CN específica. Mais que isso, o pós-processamento emite um código de máquina CN o mais eficiente e produtivo possível, unindo duas tecnologias muito diferentes e compensando as deficiências entre elas e satisfazendo os critérios de chão de fábrica baseados em segurança e eficiência.

Mais uma vez oferecendo uma solução turn-key de programação e desenvolvimento de pós-processadores desde o recebimento da demanda até o acompanhamento do tryout nas instalações do cliente.


Programação com alto nível de complexidade

Programação de geometrias de alta complexidade em 5 eixos, tais como impelidores e rotores de turbinas. A usinagem de 5 eixos oferece infinitas possibilidades quanto aos tamanhos e complexidade das peças. O termo “5 eixo” refere-se ao número de direções em que a ferramenta de corte pode mover: linearmente através dos eixos X, Y e Z e gira nos eixos A e B abrangendo assim qualquer direção de corte na peça. Com isso é possível:

  • Usinagem de formas complexas em um único setup aumentando a produtividade
  • Economia de tempo e dinheiro com menos dispositivos de fixação
  • Melhoramento da rentabilidade e fluxo de caixa, com prazos de entrega menores
  • Peças com precisão superior devido à eliminação de múltiplas estações de trabalho
  • Capacidade de usar ferramentas de corte mais curtas com velocidades de corte mais altas sem vibrações, possibilitando assim, atingir acabamentos de superfície superior e melhor qualidade da peça em geral

 

 


Forte atuação em diversos setores da indústria

Atendimento aos grandes OEM’s tais como Airbus, Boeing, Embraer, Pratt&Whitney, Caio, Alcoa, Faccini, Mercedes, VW, Cummins, International MWM, Maxxion, Sachs, Bosch entre outros e Força Aérea, Marinha e Exército do Brasil.


Veja também: