Menu fechado

Serviços de Simulação

Segundo a VDI (Verein Deutscher Ingenieure – Associação Alemã de Engenheiros) em sua diretriz 3633, a simulação é a reprodução de um sistema real com seus processos dinâmicos em um modelo. O objetivo é alcançar descobertas transferíveis para a realidade. Em um sentido mais amplo, simulação significa preparar, implementar e avaliar experimentos específicos com um modelo de simulação.

A motivação para a utilização de um sistema de simulação é a redução real dos custos de tempo, recursos e ferramentas, em relação a experimentação direta. Os cenários simulados auxiliam em uma decisão consciente e consistente, tornando o sistema mais enxuto e viável.


Objetivo

Os serviços de simulação da Akaer contam com suporte de 300+ profissionais de diversas áreas de atuação, com equipe capacitada e dedicada à Engenharia de Manufatura e Industrialização executando: planejamento de produção, qualificação de métodos e processos, criação de rotinas de manufatura e montagem, análises e simulação GD&T, programação CN e de robôs, projeto e fabricação de ferramental, entre outras.


Exemplo de Roadmap


Simulação com validação em realidade virtual


Simulação de layout de equipamentos combinada à realidade virtual

  • Aceleração da validação dos modelos por meio de uma visão interativa do cenário a ser implantado, podendo identificar modificações em fases preliminares


Avaliação de carga e capacidade de infraestrutura existente

  • Simula e analisa diferentes cenários produtivos permitindo o completo entendimento do fluxo fabril, além de viabilizar uma forma de identificar possíveis gargalos e levantamento das possibilidades de ajustes customizados e direcionados ao cliente.


Otimização de planta industrial/fabril

  • Demonstrar uma opção do processo produtivo mais enxuta com uma configuração otimizada para o cenário em análise (mão de obra, dimensão de buffer, custo etc).
  • Em conformidade com os requisitos do cliente o processo como um todo é otimizado para alcançar resultados consistentes e com previsões realistas de paradas.


Simulação de layout com aplicação de curvas de aprendizagem e falhas no processo

  • A simulação torna-se mais próxima do case real ao modelar-se a evolução de maturidade dos executantes do processo e considerar-se falhas no modelo de simulação.


Simulação de cenários com variações e identificação da melhor configuração da linha de produção

  • As múltiplas combinações da configuração do processo e seus resultados são apresentados, dando ao analista uma base de dados mais assertiva para tomada de decisões.


Simulação de planta produtiva para avaliação de impacto na produção da utilização de recursos variáveis

  • Equipe multidisciplinar de pesquisa e desenvolvimento focada nos problemas de simulação fabril.
  • Equipe dedicada com mais de 5.000 horas de experiência em simulação em Plant Simulation e Process Simulate


Assista o vídeo


Forte atuação em diversos setores da indústria

Atendimento aos grandes OEM’s tais como Airbus, Boeing, Embraer, Pratt&Whitney, Caio, Alcoa, Faccini, Mercedes, VW, Cummins, International MWM, Maxxion, Sachs, Bosch entre outros e Força Aérea, Marinha e Exército do Brasil.


Veja também: