Menu fechado

VÍDEO: Lançamento do Satélite Brasileiro Amazonia-1

Crédito: Twitter @PIBMumbai

No último domingo (28 de fevereiro de 2021) o satélite Amazonia-1 foi lançado com sucesso, às 1h54 (horário de Brasília). O satélite vai fornecer imagens para monitoramento da região costeira, reservatórios de água, desastres ambientais e em breve estarão à disposição. O primeiro satélite de observação da Terra totalmente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil está situado numa altitude média de 752 km acima da superfície terrestre.

O projeto do Amazonia-1 é coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), unidade de pesquisa subordinada ao MCTI em parceria com a Agência Espacial Brasileira, vinculada ao MCTI e contou com a participação de duas empresas do Grupo Akaer: Equatorial Sistemas e Opto Space & Defense.

Para quem não pôde acompanhar a transmissão ao vivo do evento, realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), abaixo o vídeo do momento da decolagem da missão PSLV-C51/Amazonia-1, assim como câmeras onboard mostrando o momento da separação do satélite. Confira!

Você também pode conferir o evento completo transmitido ao vivo na madrugada deste Domingo no canal do MCTI no Youtube, clique aqui.

 

Veja também:

Constelação de Satélites Brasileira para desafios nacionais