Menu fechado

Quatro primeiros caças Gripen devem ser entregues até o final do ano

F-39E Gripen – caça multimissão

Os quatro primeiros caças Gripen para uso operacional pela FAB (Força Aérea Brasileira) estão em processo de finalização para entrega até o fim do ano. No momento, duas das aeronaves já estão prontas e outras duas em processo de finalização. A previsão é que todos estejam em ação até o final do primeiro semestre de 2022.

Segundo a Saab, fabricante do Gripen, os dois primeiros devem chegar ao país no início de 2022, sendo levados para o Centro de Ensaios de Voo do Gripen, na unidade que a empresa sueca tem em conjunto com a Embraer no parque de Gavião Peixoto (SP).

No local, as aeronaves passarão pelo processo de habilitação do Certificado de Tipo Militar, autorização para a entrada em uso de fato pelo 1º GDA (Grupo de Defesa Aérea). Para isso, será preciso fazer ensaios de voo com pilotos da FAB, da Embraer e da Saab.

A expectativa é que a frota de combate a jato no Brasil seja gradativamente unificada no Gripen, substituindo o os caças F-5 e os aviões de ataque a solo AMX.

Papel da Akaer no Gripen

A Akaer foi participou de forma ativa do desenvolvimento do Gripen, desde a concepção estrutural (asas, porta do trem de pouso principal, ponto de instalação do canhão e fuselagem central) até o desenvolvimento completo da fuselagem traseira.

Ainda demos suporte a todo o processo de industrialização e ao treinamento de mão de obra na fábrica em São Bernardo do Campo.

Componentes do F-39E Gripen desenvolvidos pela Akaer