Menu fechado

Grupo Akaer é responsável por desenvolver partes de treinador avançado turco

A Akaer participa do programa HÜRJET, da Turkish Aerospace Industry (TAI), e leva novidades para a “Dubai Airshow”. A empresa nacional está concluindo o desenvolvimento da estrutura e sistemas da fuselagem traseira do primeiro protótipo da nova aeronave. Reconhecida internacionalmente, a Akaer está presente na feira junto com indústrias do mercado aeroespacial e de defesa de todo o mundo.

O HÜRJET é uma aeronave de treinamento avançado e ataque leve para dois ocupantes em configuração tandem. Capaz de operar em velocidades supersônicas e equipada com aviônicos modernos, foi projetada para suprir a demanda de treinadores capazes de preparar pilotos para os desafios trazidos pelo novos caças da 5ª geração.

A TAI selecionou a Akaer como parceira para o desenvolvimento e detalhamento do projeto estrutural, do cálculo estrutural e das instalações de sistemas da fuselagem traseira, partes da fuselagem central e instalações das empenagens do HÜRJET em função da reconhecida expertise já demonstrada em programas semelhantes.

“O maior desafio neste projeto foi revisar a concepção e ter toda a documentação do primeiro protótipo liberada em um prazo extremamente desafiador. Atender a este desafio só foi possível em função da larga bagagem acumulada no desenvolvimento de produtos aeronáuticos complexos para os setores de defesa, aviação executiva e civil, atendendo à grandes OEM’s como Embraer e Saab. A nossa história de sucessos em programas semelhantes e uma equipe capacitada, nos permite assumir compromissos e vencer os desafios técnicos cumprindo os cronogramas estabelecidos”, destacou o VP de Operações (COO) Fernando Ferraz.

Este projeto exigiu o engajamento de uma significativa equipe de engenheiros e técnicos especialistas nas áreas de análise estrutural, projetos de estruturas e de sistemas, engenharia de sistemas, engenharia de manufatura, qualidade e certificação, trabalhando de forma integrada com times de ambas as empresas localizados nos escritórios do Brasil e da Turquia.

“O volume de trabalho foi bastante significativo, ainda mais considerando diversas viagens em meio a uma pandemia que praticamente paralisou países e dificultou, enormemente, a mobilidade das equipes. Mas, com seriedade e responsabilidade, superamos mais esse desafio e, o melhor de tudo, garantindo a segurança e integridade de todos os envolvidos. Estamos finalizando os últimos documentos do primeiro protótipo e vamos iniciar os estudos para o segundo, sempre em busca do aprimoramento e otimização do produto”, destacou Ferraz.

A Turquia está se tornando rapidamente um ator muito importante no mercado de defesa, com foco preponderante na capacitação e desenvolvimento da indústria local sempre tendo como referência os mais altos padrões tecnológicos. Dentro deste cenário, a seleção da Akaer como parceira tecnológica preferencial pela TAI em seus projetos mais importantes é uma grande honra e coroa os esforços de internacionalização da empresa, que se firma como um importante fornecedor de soluções integradas.