Menu fechado

Akaer implanta sistema inédito para integração dos colaboradores

Lançamento do VOCA faz parte das comemorações dos 30 anos da empresa

2022 é um ano especial para a Akaer. A empresa, uma das principais provedoras de soluções tecnológicas completas nos segmentos Aeroespacial e de Defesa no Brasil, está comemorando 30 anos de história.

Para celebrar esse importante marco, a Akaer realizará atividades diferenciadas durante todo o ano. Uma delas é a implementação de um sistema interno digital e inovador de clima organizacional, lançado no mês de março, que já está em operação. Chamada de VOCA, a ferramenta tem a missão de intensificar a relação e a troca de ideias e feedbacks entre os funcionários e as lideranças de todos os setores da empresa, que conta com aproximadamente 600 colaboradores.

“Queremos aproximar gerações, promover uma melhor integração entre os colaboradores, quebrar barreiras hierárquicas dentro da empresa, humanizar os relacionamentos. Tudo com propósito construtivo, para melhoria do ambiente de trabalho e para o fortalecimento da nossa companhia. Trata-se de uma rede social corporativa privada”, explica o CEO da Akaer, Cesar Silva, que foi quem conduziu a live de lançamento do sistema, no dia 29 de março.

O CEO ressalta ainda, que o mais importante para a evolução da empresa nesses 30 anos foi a atuação das pessoas. “Foram elas que fizeram a Akaer chegar até aqui. O principal ativo da companhia são os profissionais, e não os prédios ou as máquinas. Por isso investir nas relações humanas é essencial”, declara. “Nesse tempo de comunicação fácil e imediata, nada melhor que criarmos a nossa própria rede social”.

CEO da Akaer, Cesar Silva, durante Live de lançamento do VOCA

A Diretora de Planejamento e Desenvolvimento Estratégico da Akaer, Thaisa Tomita, reforça a importância do programa para a empresa.“O VOCA auxilia no desenvolvimento da liderança, na melhoria do desempenho profissional, na união dos times e no fortalecimento da comunicação.”

Para a Analista de Planejamento Maria Julia Buzzo, o sistema é moderno e promoverá resultados inovadores e positivos. Maria Julia faz parte de um grupo de embaixadores do VOCA, formado por funcionários da Akaer para disseminar e auxiliar no uso da ferramenta. “Sinto-me honrada em estar em um projeto que nos permite ouvir e cuidar das pessoas, enxergando o lado humano de cada profissional, para que possamos nos unir e crescer juntos. Participar ativamente desse programa é muito gratificante, assim como integrar uma empresa que pensa na gente como prioridade”, declara Maria Julia.

SOBRE O VOCA – O sistema VOCA foi desenvolvido por uma empresa de mesmo nome, sediada em Belo Horizonte (MG). Os cofundadores e sócios da empresa, Ronaldo Palermo e Cristiano Paranhos, também participaram da live de lançamento. Ronaldo esclareceu, à ocasião, que o nome VOCA foi inspirado no latim e tem o sentido de “chamar, convocar”. “A Akaer aceitou o chamamento para o desafio de um novo modelo de gestão, que enaltece a transparência, a simplicidade, a aproximação entre as pessoas”, comentou.

O cofundador Cristiano explicou que a ferramenta possui três módulos: VOCA Integra, VOCA Opinião e VOCA Pulso. O sistema permite compartilhamento de ideias e temas em tempo real; debate propositivo e estratégico dos desafios da organização; enquetes dinâmicas enviadas semanalmente para as equipes; geração de feedbacks entre os colaboradores e líderes, oportunidade para sugestões, críticas e elogios, entre outros benefícios.

30 anos – No dia 10 de março, a Akaer completou 30 anos de contribuição para o desenvolvimento de setores estratégicos e de alta tecnologia como o aeronáutico, espacial, defesa, energia, mineração e automotivo.