top of page

AKAER APRESENTA NOVO UAV HÍBRIDO À HIDROGÊNIO E NOVA FAMÍLIA DE DRONES DE CARGA




Empresa foi um dos destaques da LAAD 2023, maior feira de Defesa e Segurança da América Latina, que aconteceu no Rio de Janeiro


Figura: AKR-H2 pousando na Esplanada em Brasília

A Akaer, sempre buscando novos conhecimentos e tecnologias, obteve junto à FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) a aprovação de uma subvenção para o desenvolvimento de uma aeronave não tripulada (UAV) de propulsão híbrida à base de hidrogênio. No momento o projeto foi nomeado AKR-H2.


O projeto inovador e único no país permitirá que a Akaer trabalhe em um protótipo para desenvolvimento de um UAV de pequeno porte eVTOL. O objetivo é demonstrar a viabilidade técnica de uma aeronave de transporte de cargas utilizando propulsão de energia limpa. É também foco da Akaer avaliar a alternativa de propulsão híbrida através de um gerador a etanol. Esta parte do projeto, entretanto, aguarda uma fonte de financiamento.


Com base na tecnologia que será desenvolvida com o projeto AKR-H2 a Akaer pretende desenvolver uma família de aeronaves não tripuladas para transporte de carga, focada no uso civil, mas que poderá servir também para outras aplicações como humanitárias e militares.


Com sede no município de São José dos Campos, em São Paulo, Brasil, e escritórios comerciais na Turquia e em Portugal, a Akaer possui mais de três décadas de atuação no desenvolvimento de tecnologias de ponta para os setores de Defesa, Aeroespacial e Indústria 4.0, com clientes no Brasil e no exterior.


Novidades na LAAD

Entre os dias 11 e 14 de abril de 2023, a empresa brasileira Akaer participou da LAAD, a mais importante feira de Defesa e Segurança da América Latina, que aconteceu no Rio de Janeiro. A Akaer levou para a feira seus principais produtos e muitas novidades.


Entre os produtos em destaque estavam o programa de modernização de veículos de combate blindados “Cascavel”; a modernização das asas da aeronave “P3-A Orion” da Força Aérea Brasileira (FAB), e a câmara “3UCAM” para nanosatélites que está instalada no satélite VCUB e tem lançamento previsto para os próximos meses. A empresa também pretende apresentar o monóculo de imagem termal OLHAR; o IRSA, que trata-se do conjunto sensor infra-vermelho que equipa o míssil Ar-Ar A-DARTER, além de outros produtos importantes para o setor de defesa.


“Ficamos animados com nossa participação na LAAD. Preparamos um grande portfólio de produtos, serviços e tecnologias que já fazem parte do mercado internacional de defesa, além de lançamentos que se destacam pela inovação”, frisou o CEO da Akaer, Cesar Silva.

Informações para a imprensa/Akaer:

Rossi Comunicação

Estela Vesaro – (12) 9.9126-5574 / estelamarivesaro@rossicomunicacao.com.br

Valéria Rossi – (11) 9.9348-8562 / valeriarossi@rossicomunicacao.com.br


Comentários


bottom of page