SOLUÇÃO PIONEIRA NO BRASIL POSSUI MAIS EFICIÊNCIA QUE AS CÂMERAS TRADICIONAIS
A Akaer, empresa brasileira reconhecida pela expertise em desenvolvimento de projetos de engenharia complexos, lança a câmera para nano satélites, durante a FIDAE 2018, que acontece de 3 a 8 de abril, em Santiago (Chile). O produto pioneiro no Brasil apresenta maior eficiência que as câmeras tradicionais e alta qualidade de imagem.
Desenvolvido com recursos da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), o projeto está em fase de elaboração dos primeiros protótipos e entra em fase de testes ainda este ano.
As câmeras da Akaer são mais eficientes que as tradicionais, por serem projetadas especificamente para serem instaladas em um nano satélite, atendendo a parâmetros de tamanho e peso, sem a necessidade de adaptações. O equipamento terá capacidade para fazer imagens da superfície terrestre em alta definição, identificando objetos menores que 5 metros em até 7 bandas espectrais. A flexibilidade de operação das câmeras é um importante diferencial, pois a arquitetura óptica pode ser escalada para diferentes plataformas de nano satélites. Outra característica marcante é a possibilidade de operação em diferentes modos, desde o ajuste de foco, até a deconvolução (método computacional utilizado no processamento de imagem) e compressão dos dados de imagem, através de telecomandos da estação de controle no solo.
“As câmeras para nano satélites da Akaer são um grande avanço tecnológico. Esse é um dos projetos que estamos trabalhando para se destacar no mercado internacional como provedora de soluções de alta tecnologia”, conclui o presidente da Akaer, Cesar Augusto T. Andrade e Silva.
SOBRE O GRUPO AKAER
Fundada em 1992, a holding Akaer é considerada uma das mais importantes do país nas áreas em que atua, sendo composta pelas seguintes empresas: Akaer Engenharia: empresa de soluções tecnológicas integradas, com foco na prestação de serviços de Engenharia e Projeto para os diversos mercados em que a empresa atua; Troya: dedicada ao projeto, desenvolvimento e fabricação de ferramental, plataformas e automação; Akros: o braço industrial dedicado a integrar a industrialização e manufatura de produtos de alta tecnologia; Equatorial: responsável pelo desenvolvimento, projeto e integração de sistemas espaciais e carga útil para satélites; e Opto Space & Defense: voltada para o desenvolvimento, projeto e integração de tecnologias e produtos optrônicos.
Sediada dentro do Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), a atual estrutura conta com 18.000 m2 de área construída, seis prédios e capacidade para cerca de dois mil funcionários, capaz de absorver uma industrialização avançada com foco na alta tecnologia. A Akaer também conta com a sede da Opto S&D, em São Carlos (SP). Uma infraestrutura moderna que a permite atuar em todo o ciclo de desenvolvimento, qualificação e fabricação de optrônicos para espaço e defesa.
A companhia participa de projetos estratégicos para o Brasil como o cargueiro KC-390, da Embraer, o caça Gripen NG da Saab, e as câmeras MUX e WFI para os satélites do programa CBERS.
PRESS AGENCY – ROSSI COMUNICAÇÃO
Valéria Rossi – Tel: + 55 11 9348-8562 – valeriarossi@rossicomunicacao.com.br Karen Gobbatto – Tel + 55 11 3262-0884 – karengobbatto@rossicomunicacao.com.br Denise Kelen – Tel + 55 12 9.8125-7800 – denisekelen@rossicomunicacao.com.br Rossi Comunicação – Tel: + 55 11 3262-0884 – www.rossicomunicacao.com.br
Comments