USO DE TAL TECNOLOGIA PARA ESSA FINALIDADE É INOVADORA E CONTRIBUI PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS COM MAIOR ASSERTIVIDADE E EM MENOR TEMPO
A Akaer, empresa brasileira com controle acionário nacional e gestão independente, certificada como EED, inova ao aplicar a tecnologia de realidade virtual (RV) para desenvolver projeto de ferramental aeronáutico, com ganhos significativos em assertividade e tempo de execução do projeto.
Com a RV, a Akaer apresenta o projeto de um novo ferramental ao cliente, dando total possibilidade de interação com o projeto durante a fase de desenvolvimento permitindo que o produto chegue ao CDR (Critical Design Review) praticamente pronto para o início da sua fabricação. Nesse momento, a equipe que utilizará o ferramental poderá interagir com o equipamento, testando no ambiente virtual todas as funcionalidades, movimentos, tamanho das peças, acessos para a execução da montagem da aeronave, entre outros detalhes.
“A realidade virtual permite 100% de sensibilidade para operar o ferramental, dando a noção exata de como o projeto ficará depois de pronto. Esta ferramenta traz ganhos significativos de eficiência no processo de projeto e fabricação do ferramental uma vez que reduz os retrabalhos e o tempo de entrega do produto.”, explica o CEO e presidente da Akaer, Cesar Augusto Teixeira de Andrade e Silva.
A interação simultânea de duas ou mais pessoas, posicionadas em qualquer parte do mundo é outra vantagem da realidade virtual aplicada no desenvolvimento de projetos dessa natureza.
“O uso da realidade virtual para a validação de projetos de ferramental é inovadora no mercado e a Akaer sai na frente ao oferecer essa solução, o que nos faz vislumbrar a aplicação em outros setores, não só o aeronáutico mas também em áreas como construção civil e industrial”, conclui Andrade e Silva.
SOBRE O GRUPO AKAER
O Grupo Akaer, fundado em 1992, é especializado no fornecimento de soluções tecnológicas em diferentes áreas de atuação como aeroespacial, defesa, energia e automotiva. Com mais de 350 funcionários altamente capacitados, tem atuado no desenvolvimento em projetos estratégicos para o Brasil como o Gripen, KC-390, além de câmeras para satélites.