top of page

RM VALE TI E A INDÚSTRIA 4.0


Especialistas debateram sobre a Indústria 4.0 durante o segundo dia do evento RM Vale TI, realizado no Parque Tecnológico de São José dos Campos/SP no dia 18 de outubro. De acordo com os palestrantes que conduziram os painéis e debates, o Brasil e a região ainda precisam encontrar um foco para se desenvolver neste conceito.


A Indústria 4.0, ou Manufatura Inteligente, é considerada a 4ª revolução industrial e engloba uma série de tecnologias (ex: Internet das Coisas, Computação Cognitiva, etc) – que aumentam a integração de tecnologias de informação/ comunicação na produção industrial.


“A Alemanha cunhou o termo “Indústria 4.0”, que utilizam para vender a ideia de uma Alemanha moderna. Outros países possuem programas equivalentes com nomes diferentes, como o “Made in China 2025”, afirma Fernando Ferraz, Vice-Presidente de Operações da Akaer.


Foi consenso no debate que o brasileiro tem potencial de adaptação e flexibilidade, podendo se adequar a diferentes possibilidades de mercado, mas que ainda falta foco.


“Os outros fazem o simples, mas muito bem feito. No Brasil, geralmente com menos recursos, precisamos focar mais onde houver maior potencial de ganho”, diz Ferraz.


Ferraz, também aponta a necessidade de mudança no perfil de mercado da região. “A RM Vale é um centro de excelência, o problema é que precisa se readequar. Tivemos a posição confortável de ser o foco da indústria aeronáutica e espacial, mas isso está passando, porque só isso não é mais suficiente. Nós precisamos criar outras coisas!”, declara. “É um leque bastante grande. Temos trabalhado com smart city, smart grid, soluções inteligentes, mas é muito difícil fazer uma previsão. Sem dúvida nenhuma, a RMVale é uma região de alta tecnologia e aqui temos profissionais, empresas e o ecossistema pronto para gerar soluções e alternativas”, conclui.

SOBRE O GRUPO AKAER O Grupo Akaer é um dos maiores grupos brasileiros no desenvolvimento de soluções tecnológicas integradas para os setores aeroespacial, defesa, energia e automotiva. Fundada em 1992, possui uma moderna sede em São José dos Campos, além de um centro de desenvolvimento de tecnologias optrônicas em São Carlos.

ASSESSORIA DE IMPRENSA Cássio Grasselli marketing@akaer.com.br Tel: +55 12 2139-1147Pesquisar por:POSTS RECENTES

  • AKAER conquista certificação ISO 14001 de Gestão Ambiental

  • Akaer apresenta novo UAV híbrido à hidrogênio e nova família de drones de Carga

  • Akaer expõe nova família de câmeras de satélite de Alta Resolução na LAAD

  • Akaer apresenta novos sistemas de aeronaves não tripuladas

  • Akaer estabelece Memorando de Entendimento com a EDGE


Direitos autorais: 2023 Akaer Termos de uso

Comentarios


bottom of page