top of page

AKAER APRESENTA NOVOS SISTEMAS DE AERONAVES NÃO TRIPULADAS



Lançamento ocorreu durante Feira de Defesa e Segurança no Rio de Janeiro


igura: Albatross (direita) e Osprey (esquerda) formam a nova família de UAVs da Akaer


A empresa brasileira Akaer expôs, durante a LAAD 2023, uma nova família de Sistemas de Aeronaves não Tripuladas (ou UAS – Unmanned Aerial System), que se encontram em diferentes estágios de desenvolvimento e maturidade conceitual. A novidade foi um dos trunfos da Akaer durante sua participação na mais importante feira de Defesa e Segurança da América Latina, a LAAD, que ocorreu entre os dias 11 e 14 de abril, no Riocentro, Rio de Janeiro.


Desde 2019, a Akaer vem desenvolvendo soluções de Sistemas de Aeronaves não Tripuladas, conforme requisito de clientes internacionais. Um exemplo é o Albatross, sistema composto por uma aeronave classe 3 de 1000 kg de peso básico, centro de controle de terra e sistema de comunicação. O Albatross foi concebido para missão de patrulha marítima e reconhecimento aéreo. No entanto, em decorrência da demanda de mercado, o modelo foi recentemente ajustado para uma carga paga de armamentos de até 320 Kg.


“Osprey”, o novo UAV da Akaer

Em decorrência de vários contatos com as Forças Armadas, usuárias deste tipo de sistema, a Akaer desenvolveu a concepção de uma versão de um sistema UAS monomotor chamado de “Osprey” (Águia pesqueira). Esta aeronave monomotor apresenta um perfil de missão muito parecido com seu irmão maior, o Albatross.

O Osprey foi concebido para a missão de reconhecimento aéreo marítimo ou terrestre, e ataque leve ao solo. A Aeronave apresenta alta comunalidade com o Albatross o que permite a otimização de missões e do custo operacional da frota.

Tanto o Albatross como o Osprey compartilham os mesmos sistemas de terra e de comunicação O AKR-HA, o novo conceito da Akaer para missões na estratosfera.

Sempre com um olhar apurado para as demandas futuras do mercado, a Akaer está mirando um novo passo: criar uma aeronave capaz de voar acima de 50 mil pés (15 Km) de altitude com a capacidade de executar missões de sensoriamento e possivelmente relay de comunicações.


Este tipo de aeronave é particularmente importante em missões militares para suporte de operações de UAVs além do horizonte. Com o custo muito menor do que um satélite e com uma latência de sinais eletromagnéticos muito melhor, o HAPS (High Altitude – Pseudo Satellite) é uma necessidade para um país com a superfície terrestre e oceânica do Brasil.


Figura: o AKR-HA é o primeiro projeto conceitual de um HAPS Brasileiro


Sobre a Akaer

A Akaer possui 31 anos de atuação no desenvolvimento de tecnologias de ponta para os setores de Defesa, Aeroespacial e Indústria 4.0, com clientes no Brasil e no exterior. A empresa fica sediada no município de São José dos Campos (SP/Brasil), e tem escritórios comerciais em outros dois países – Turquia e Portugal.


A empresa levou novidades exclusivas para a LAAD, como baterias, UAVs híbridos, câmeras de satélite e anúncio de novas parcerias. O evento ocorreu no Riocentro e reuniu grandes empresas e organizações do setor.


Durante a feira, a Akaer esteve no Pavilhão 3, estande H33.

Mais informações sobre a empresa no site: https://www.akaer.com.br/

Informações para a imprensa/Akaer:

Rossi Comunicação

Estela Vesaro – (12) 9.9126-5574 / estelamarivesaro@rossicomunicacao.com.br

Valéria Rossi – (11) 9.9348-8562 / valeriarossi@rossicomunicacao.com.br

Comments


bottom of page