top of page

AKAER EXPÕE NOVA FAMÍLIA DE CÂMERAS DE SATÉLITE DE ALTA RESOLUÇÃO NA LAAD

Novidade foi apresentada ao público durante evento no Rio de Janeiro

A Akaer finalizou a qualificação para voo da câmera para nanosatélite 3UCAM. Esta câmera deverá voar nos próximos meses no satélite 6U brasileiro VCUB, em desenvolvimento pela empresa Visiona.


Este equipamento, que pesa apenas 4 quilos, é capaz de gerar imagens com 3,5 metros de resolução com uma abertura no solo de 14 km a uma orbita LEO de 500 Km. A câmera gera imagens em 4 bandas espectrais programáveis.

A Akaer é a única empresa brasileira que domina o ciclo completo de desenvolvimento, qualificação e produção de câmeras de satélites. Seus sistemas estão instalados em todos os satélites CBERS e no Amazônia 1.


Estas e outros sistemas de câmeras foram exibidos pela Akaer na LAAD, a mais importante feira de Defesa e Segurança da América Latina, que aconteceu entre os dias 11 e 14 de abril, no Rio de Janeiro.


A empresa levou novidades exclusivas para a feira, como baterias, UAVs híbridos, câmeras de satélite e anúncio de novas parcerias. O evento ocorreu no Riocentro e reuniu grandes empresas e organizações do setor.


Detalhes – A 3UCAM é uma câmera versátil, de baixo custo, que pode ser utilizada em pares de forma a ampliar o número de bandas de observação. Neste caso é possível instalar duas outras câmeras em nanossatélites 12U ou 16U.


A Akaer também está desenvolvendo a nova câmera para nanossatélites E4UCAM, que apresenta uma resolução de apenas 2 metros com uma faixa de abertura no solo de 14 km a uma orbita LEO de 500 km. O equipamento pesa apenas 6 quilos é capaz de gerar imagens em 6 bandas, sendo 4 multiespectral e 2 pancromáticas.


Outra novidade é a primeira câmera submétrica brasileira ST30CAM. A Akaer obteve junto a FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) a subvenção necessária para o desenvolvimento do equipamento.


Ele entregará uma resolução de 0,75m a uma orbita LEO de 45º Km com uma faixa de abertura no solo de 18 Km. Esta câmera será instalada em um novo satélite que será desenvolvido por um grupo de empresas do cluster espacial brasileiro.


A ST30CAM é uma câmera de satélite de alta confiabilidade, que fornece imagens de alta resolução e qualidade com desempenho confiável. Ela é capaz de operar em uma ampla gama de órbitas baixas da Terra (LEO), tornando-a ideal para monitoramento ambiental, gerenciamento de desastres, cartografia e análise geoespacial.


A câmera foi projetada para operar com duas bandas pancromáticas e até quatro bandas espectrais personalizáveis (por exemplo, R, G, B, Red-Edge, NIR entre outras), com controle individual de estágios TDI, permitindo cobertura multiespectral.


“Nossos produtos se destacam pela versatilidade, alta tecnologia e precisão. Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos, e seguiremos trabalhando para manter o padrão de excelência cada vez mais alto”, comenta Cesar Silva, CEO da Akaer.


Novidades na LAAD

Entre os produtos em destaque da Akaer na LAAD estavam o programa de modernização de veículos de combate blindados “Cascavel”; a modernização das asas da aeronave “P3-A Orion” da Força Aérea Brasileira (FAB), e a câmara “3UCAM” para nanosatélites que está instalada no satélite VCUB e tem lançamento previsto para os próximos meses. A empresa também apresentou o monóculo de imagem termal OLHAR; o IRSA, que trata-se do conjunto sensor infra-vermelho que equipa o míssil Ar-Ar A-DARTER, além de outros produtos importantes para o setor de defesa.


A Akaer expôs no estande H33 do Pavilhão 3, no Riocentro.

Informações para a imprensa/Akaer:

Rossi Comunicação

Estela Vesaro – (12) 9.9126-5574 / estelamarivesaro@rossicomunicacao.com.br

Valéria Rossi – (11) 9.9348-8562 / valeriarossi@rossicomunicacao.com.br

Comments


bottom of page